Universidade À Distância Grátis: Cursos EAD Nas Universidades Públicas

Com a expansão da universidade à distância foram sempre surgindo mais e mais cursos nas universidades privadas na modalidade de ensino à distância, mas faz pouco tempo que as universidades públicas começaram a avançar neste sentido.

Então ainda temos muito a avançar nesta área da educação, a graduação à distância possibilita ampliar o acesso ao ensino superior e deve estar na pauta de debate se queremos uma sociedade melhor.

Para que possamos dar um  ponto de partida neste debate aqui você vai poder ler sobre:

  • Possíveis motivos para a baixa oferta de cursos em Universidade à distância grátis;
  • Os cursos ofertados em universidade à distância grátis;
  • O avanço da universidade à distância grátis no Estado de Minas Gerais;
  • Outras universidades públicas com graduação à distância.

Agora, vamos à leitura!

FMU: Conheça os cursos da FMU e estude com até 60% de bolsa! Clique aqui e saiba mais: https://fmu.minhagraduacao.com.br/

Possíveis Motivos Para A Baixa Oferta De Cursos Em Universidade À Distância Grátis

As duas universidades mais conceituadas do país, a USP (Universidade de São Paulo) e a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) ainda não oferecem cursos de graduação à distância.

Nos maiores centros acadêmicos, há um quê de preconceito pelo processo de ensino à distância, quando na verdade a qualidade não tem a ver com a modalidade de ensino, mas sim com a universidade e o corpo docente que você tem disponível.

Mas é interessante notar que esta é uma perspectiva brasileira, porque muitas das universidades mais renomadas do mundo já oferecem graduação à distância, você pode acessar aqui um texto exclusivo sobre universidades americanas e europeias que já oferecem cursos de graduação à distância.

Infelizmente estas universidades são privadas, mas uma questão positiva é que a legislação destes países permite que estes cursos sejam cursados sem necessidade de ir nenhuma vez à universidade.

As avaliações nestas universidades são realizadas através de trabalhos e práticas desenvolvidos pelo aluno com suporte através de plataformas que são associadas a estas universidades.

Já as universidades com cursos de graduação à distância no Brasil são obrigadas por lei a realizar provas presenciais e disponibilizar tutores para atendimento presencial quando o aluno necessite, eu diria que cada modelo tem a sua vantagem.

Outra possível causa da baixa oferta de cursos de graduação à distância nas universidades públicas é a escassez de recursos para implementar os cursos de graduação à distância, apesar de serem mais baratos durante o período que o aluno está cursando a universidade à distância do que o modelo tradicional há um custo para a implementação.

Universidade à distância grátis

Para montar um curso é necessário preparar a plataforma que dará suporte ao aluno e também onde estarão armazenados todos os vídeos e conteúdos dos cursos, isto gera um custo alto em contratação de servidores.

Além disto, pela exigência da lei brasileira como comentei anteriormente é necessário que a universidade tenha estrutura para a realização de provas, disponibilize corpo docente para tutoria, estes horários entrarão na folha de pagamento como hora/aula dos professores e também necessita de funcionários na secretaria para atenção ao aluno que cursa a graduação à distância.

Os Cursos Ofertados Em Universidade À Distância Grátis

Os cursos mais ofertados nas universidades públicas para graduação à distância são os de pedagogia, administração pública e matemática, mais de trinta universidades federais e estaduais oferecem estes cursos em várias regiões do país.

E as duas áreas que mais tem cursos são as voltadas para a educação e a tecnologia. Na educação podemos encontrar cursos de:

  • Letras;
  • Geografia;
  • História;
  • Matemática (já citado anteriormente).

Na área da tecnologia variam os cursos, mas a oferta de cursos está principal nos centros e institutos federais tecnológicos.

O Avanço Da Universidade À Distância Grátis No Estado De Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é a que tem mais oferta de campus, já tendo cursos nas Universidades Federais:

  • Do Sul de Minas Gerais;
  • Do Norte de Minas Gerais;
  • De Itajubá;
  • De Juiz de Fora;
  • De Lavras;
  • De Ouro Preto;
  • De Minas Gerais, em Belo Horizonte;
  • De São João Del Rey;
  • De Uberlândia.

Infelizmente a oferta de cursos ainda é escassa priorizando pedagogia e administração pública em praticamente todos os campos e tendo alguns outros cursos, como matemática e letras em algumas delas.

Mas o passo que foi dado no Estado de Minas Gerais é bastante importante porque com a criação dos cursos de graduação à distância, já há que se desenvolver uma estrutura que de pouco a pouco vai podendo ser ampliada para outros cursos, mas a tecnologia já está implementada e como vimos anteriormente o custo de implementação pode ser uma das travas da expansão da graduação à distância nas universidades públicas.

Universidade à distância grátis

Outras Universidades Públicas Com Graduação À Distância

Hoje já são 70 os centros educativos que tem cursos de graduação à distância, eles estão divididos entre Universidades Federais, Estaduais, Institutos Federais, um Centro Federal de Educação Tecnológica e uma Universidade Virtual Estadual.

Estes centros estão presentes em todos os Estados brasileiros, mas muitos com apenas um campus para o suporte ao aluno que fica na capital do Estado.

Aqui você pode acessar uma lista preparada pelo Guia do Estudante Abril com as universidades que tem cursos de graduação à distância.

Enfim, há muito que avançar, mas já demos o primeiro passo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *